Desreguladores endócrinos

Você já pensou sobre a quantidade de plásticos e outros materiais ou substâncias que existem por aí, e que se espalham pelo meio ambiente e podem alterar nossa saúde? Pois é!

Existem mais de 200 substâncias conhecidas como DESREGULADORES ENDÓCRINOS, que quando ingeridas ou em contato com a pessoa, afetam o funcionamento hormonal.

Os problemas causados por essas substâncias, principalmente os agrotóxicos, pesticidas e o bisfenol A (BPA), são inúmeros, como: infertilidade, obesidade, câncer, doença da tireoide; e em crianças, principalmente atrasos ou aceleração na puberdade.

A prevenção é evitar a exposição prolongada a essas substâncias! Evitar alimentos que contenham agrotóxicos, procurando sempre os pequenos produtores de orgânicos.

Optar por produtos livres de BPA (bisfenol free), pois essa substância está presente em vários produtos plásticos, inclusive nas mamadeiras. Hoje a maioria destas, já vem com o selo BPA free!

Outra boa dica é utilizar na cozinha, recipientes de vidro para guardar a comida em vez dos de plásticos, e jamais esquentar comida nestes, pois o calor faz com que o plástico libere ou troque substâncias tóxicas com o alimento.

Nem os cosméticos, produtos de uso pessoal, e alguns itens do vestuário estão livres de conter substâncias que podem desregular o sistema endócrino e causar danos nas funções do corpo.

Por isso, cautela com o que usa ou consome, nesses casos é importante buscar informações sobre o produto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *