Que a pratica de exercícios físicos é importante para nossa saúde física e mental, todos já sabem; mas quais os benefícios da atividade física na vida de uma pessoa diabética?
Existe um grande estudo científico (LOOK AHEAD – Action for Health in Diabetes) que demonstrou que uma intervenção na vida diária, como dieta hipocalórica aliada à prática de, no mínimo, 175 minutos por semana (ou 25 min/dia) de atividade física não supervisionada (caminhada, ciclismo, natação) promove uma perda de, pelo menos, 7% do peso, além de benefícios cardiovasculares e metabólicos sustentáveis.
Essa mudança no estilo de vida mostrou efeitos benéficos nos seguintes aspectos:
– HbA1c (hemoglobina glicada) e glicemia (parâmetros que indicam o controle do diabetes);
– Depressão;
– Doenças renais;
– Neuropatias;
– Gordura visceral;
– Qualidade de vida;
– Circunferência abdominal;
– Número e dose de medicamentos.
Atualmente, o que sabemos é que músculo é um órgão endócrino e que ele possui um papel na regulação metabólica enviando informações para todo o organismo. Então, quando realizamos atividade física e o músculo se contrai, ocorre a liberação de algumas substâncias denominadas MIOCINAS, que irão promover efeitos em diversos sistemas.
Alguns exemplos das ações das MIOCINAS são:
– Redução da resistência a insulina;
– Miogênese (formação do tecido muscular);
– Ação anti-inflamatória;
– Transformação do tecido adiposo branco em tecido adiposo “bege” (rico em mitocôndrias e mais metabolicamente ativo), aumentando a oxidação de gordura.
Então, a pessoa com diabetes desfruta de vantagens adicionais caso pratique atividade física, melhorando o controle da sua glicose e consequentemente, ajudando no seu tratamento para garantir um bom controle metabólico.